Tipos de agulhas de costura | Conheça os principais!

tipos-de-agulhas-de-costura

A agulha é um dos principais itens para costurar e fazer peças com mais qualidade. O uso de uma agulha errada pode deixar a peça enrugada e com acabamento que, muitas vezes, a cliente não irá gostar. Assim, se você é costureira sabe que para cada tipo de tecido existe uma agulha diferente. Deste modo, resolvemos elencar aqui nesta postagem os tipos de agulhas de costura mais comuns para confeccionar com qualidade. Confira!

Tipos de agulhas
de costura mais comuns

Os tipos de agulhas de costura se diferenciam pela espessura e design. Um leigo no mundo da costura pode até pensar que as agulhas são iguais, mas isso é um engano. Elas se diferenciam em muitos detalhes sim, e os exemplos abaixo estão aí para comprovar. As agulhas de ponta normal, por exemplo, possuem uma ponta mais afiada, são encontradas em diversas espessuras e são muito versáteis, ou seja, são usadas em quase tudo.

Já as agulhas para acolchoar são mais curtas que as tradicionais já citadas. Quando você as usa, consegue notar a rapidez e precisão no ponto, e são encontradas em diversas espessuras também. As agulhas de ponta arredondada passam entre os fios do tecido com mais facilidade, sendo ideais para costurar peças de tricô ou crochê.

tipo-de-agulha-de-costura

Também existem as agulhas de lã, elas são mais grossas, tem ponta mais afiada e no buraco dá para passar muitas linhas. Já as agulhas curvadas, são curvadas mesmo. Elas são ideias para a tapeçaria e costuras grossas. Sendo ideais em momentos em que não há possibilidade de costurar com a agulha reta, nem a mão e nem com a máquina de costura.

agulhas-para-costura

A Singer, em um vídeo bem esclarecedor, também traz alguns tipos de agulhas de costura comuns. A ponta bola da marca Singer é ideal para tecidos mais elásticos e não permite que o ponto falhe na hora de costurar. Se usar em um tecido como algodão, por exemplo, o resultado final ficará comprometido porque o ponto vai repuxar o tecido.

tipos-de-agulhas-para-costura

As agulhas de ponta seta da marca Singer, contrariamente, foram produzidas para tecido sem elasticidade. Elas estão disponíveis em diversos tamanhos. As mais grossas, são para tecidos mais pesados, as mais finais para tecido mais leves. A agulha dupla, como o próprio nome diz, são duas agulhas em uma só. São encontradas em diversas espessuras e são ideais para realizar acabamento mais preciso e diferenciado.

Neste outro vídeo a Singer também traz outras informações bem interessantes sobre os tipos de agulhas de costura:

Se você tiver alguma dúvida em usar os diferentes tipos de agulhas para costura, não deixe de consultar o manual de instrução de sua máquina para confeccionar todas as peças com qualidade. Pode ser complicado ficar destrocando as agulhas da máquina, mas isso é um processo fundamental para costurar de forma adequada.

Com informações de comofaz.net e Singer

2 comentários sobre “Tipos de agulhas de costura | Conheça os principais!

  1. Gessi em disse:

    Amei este método,como sou meio curiosa estou sempre tentando fazer alguma coisa em casa,este com certeza é o caminho certo.
    Portanto,gostaria de saber se posso adquirir este manual Corte de ouro por boleto bancário e em quantas vezes posso parcelar?

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Gessi,

      Agradecemos o seu contato com a Armarinhos Web!

      Formas de pagamento aceitas: para parcelamento em até 18x sem juros nos cartões de crédito, para pagamento a vista boleto ou depósito bancário com desconto.
      Formas de envio: Frete grátis ou sedex. Os Valores são calculados automaticamente pelo site de compra.
      Nossa empresa é a única que atende o público brasileiro e entregamos em todo o país.

      Estamos à disposição para dúvidas, dificuldades na compra e esclarecimentos sobre os produtos.

      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>