Dia da costureira (o) é hoje! Parabéns!


dia-da-costureira

Hoje é uma data muito especial para as mulheres que são verdadeiras artistas quando o assunto são moldes, linhas e agulhas: é o Dia da Costureira. E claro que não poderíamos deixar de fazer uma postagem especial homenageando nossas queridas (e queridos) que praticam o ofício de confeccionar por hobby ou profissão e deixam o mundo muito mais belo e na moda, é claro. Confira tudo!

Dia da Costureira é todo dia!

Quem entrou para o mundo da costura sabe que o ofício exige muita dedicação. Seja experiente ou iniciante, ter conhecimento técnico e entender os macetes da área é fundamental para fidelizar clientes e realizar um bom trabalho. Deste modo, não é segredo para ninguém que se especializar é a palavra de ordem na confecção.

Luzia Nadalini, por exemplo, costura há 10 anos e aprendeu o ofício com a avó e a mãe que também costuravam. Ela demorou a se interessar pela área, mas quando ganhou a primeira máquina de costura da mãe se apaixonou, e até se lembra das primeiras peças que fez. “Minha filha queria uma calça bailarina em helanca, mas a peça era muito cara. Ai pensei: eu mesma vou fazer. Ninguém acreditou que pudesse dar certo, mas o resultado ficou ótimo. Também me lembro de ter feito uma saia e uma blusinha frente única”. Depois disso, Luzia até trabalhou na área têxtil fabricando camisas masculinas, mas parou.

25-de-maio-dia-da-costureira

É importante lembrar que a Luzia voltou ao mundo da costura graças ao Corte de Ouro que ela viu na internet. Ela nos disse que agora está trabalhando por conta própria e serviço é o que não falta! Ah, e ela fez questão de indicar para as amigas, que já compraram também! Não é tudo?

Dica de especialização

Sabemos que, naturalmente, o ofício de costureira perdeu aquele status que tinha no passado. Afinal, os principais ensinamentos e macetes eram passados de geração em geração e, hoje em dia, são poucas as famílias que ainda preservam o ateliê e a velha máquina de costura. Mas não pense que por isso você vai deixar de ir para esta área e comemorar o Dia da Costureira. Segundo informações de Dulce Leal Nunes, coordenadora dos cursos de modelagem e costura do Senai (campus Jardim Botânico, Curitiba-PR), a procura por especialização é grande, principalmente por aqueles que querem ter a costura como profissão registrada em carteira e também montar um negócio próprio.  ”O mercado é muito promissor, pois a falta de mão de obra qualificada é latente não só em Curitiba, mas bem acentuada nela. Se considerarmos Curitiba e Região Metropolitana, as empresas, em sua maioria, são pequenas e, assim, precisam de um profissional com competências que o curso (do Senai) oferece, inclusive a competência de ‘pensar’ analisando criticamente seu próprio resultado”.

Só neste ano, mais de 90 pessoas foram certificadas nos cursos de qualificação de costura e modelagem no Senai Jardim Botânico. Há, ainda, 45 pessoas estudando para se formar. E para os iniciantes que acham que a tarefa de aprender a costurar é complicada, a coordenadora Dulce tem uma boa notícia: “Para aqueles que são realmente iniciantes é mais fácil de aprender do que para os já experientes, pois para aqueles que já têm algum conhecimento, há o conflito entre o pré-conhecimento e o conhecimento técnico -  que explica cientificamente o porquê dos acontecimentos ou dos resultados. Mas após um período, todos entram no mesmo ritmo”.

dia-costureira

Para quem tem interesse, mora em Curitiba e se inspirou neste Dia da Costureira, o curso de técnico em vestuário, por exemplo, oferece todo o conhecimento que você precisa para se destacar na área. “Nosso curso de técnico em vestuário tem como perfil de saída um profissional com as competências de gestão, e poderá atuar como gerente de produção, modelista e pilotista – todas as atividades diretamente ligadas à área de decisão das empresas deste segmento”. Para mais informações, ligue para (41) 3271-7601 / (41) 8891-2729.

Dia da Costureira | Comemorações

Pode ser que na sua região o Dia da Costureira seja comemorado em outra data devido a uma modificação do sindicato ou outro órgão que regule a atuação desses profissionais. Em São Paulo, segundo informações do próprio sindicato, o Dia da Costureira é comemorado em 17 de setembro, porque nesta mesma data comemora-se o dia da criação do órgão, e lá sempre tem uma programação diferenciada na qual comparecem os trabalhadores e suas famílias. “Sempre programamos alguma homenagem para o dia. No ano passado, por exemplo, completamos 70 anos e a comemoração se realizou juntamente com a festa de Dia das Crianças”, diz Amélia Cibele, assessora de imprensa do Sindicato das Costureiras de São Paulo e Osasco. Assim, consulte a agenda do sindicato de sua região para saber o que foi programado para esta data.

Mesmo que não haja nada oficialmente programado em sua região para o Dia da Costureira e que os salários e benefícios para trabalhar de forma registrada não sejam nada animadores, o mais importante mesmo é saber que existe uma data para todas vocês serem lembradas, não é? Então, a ArmarinhosWeb tem o enorme prazer de contar com você e deseja um lindo PARABÉNS!

6 comentários sobre “Dia da costureira (o) é hoje! Parabéns!

  1. Dulce Leal Nunes em disse:

    Jessica, parabéns pela homenagem e obrigada por nos contactar.
    Gostaria de aproveitar e dizer que, os salrios podem melhorar muito se o segmento do vestuario tiver profissionais multifunção e que busca resolver as questões primarias dos problemas, conheço varias empresas que buscam um profissional que pensa para fazer, pois se assim o for ele fará uma unica vez bem feito, sem retrabalho sempre se tem mais resultado financeiro.

    Att.

    Dulce

    • Jéssica em disse:

      Olá, Dulce! Nós é que agradecemos todas as informações prestadas por você que representa os cursos de costura e modelagem do Senai do campus Jd. Botânico. Quanto ao comentário, você tem toda razão. Somente profissionais devidamente qualificados conseguem espaço no mercado, por isso, não nos cansamos de enfatizar sobre a importância da especialização, seja na área de confecção ou qualquer outro setor de interesse. O investimento no conhecimento sempre traz ótimos resultados, inclusive financeiros.

      Abraços!

  2. maria lnes de Souza Gouveial em disse:

    gostei do modo pratico que voces ensinam vou comprar ja aprendi varios cursos mas todos muito compricados. gostei desse

    • Armarinhos Web em disse:

      Olá Maria,

      Agradecemos pelo seu comentário. Estamos à disposição para dúvidas e dificuldades na compra e utilização do sistema.

      Abraços

  3. desejo estes kit, estou anciosa pra comprar estes kit eu quero um e como fazemos para fechar negócio. eu adorei este metodo da costura .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>