Atelier de Costura | Que tal montar o seu?


A busca por roupas incríveis e exclusivas está fazendo muita gente se interessar por costura. Com isso, o número de pessoas costurando em casa é cada vez maior. Alguns sabem mais sobre corte e costura do que outros, mas o que realmente conta é o interesse em confeccionar roupas. E aqui você se depara com uma dúvida frequente de costureiras profissionais, ou não: o que é preciso para montar um atelier de costura? Vale a pena?

atelier-de-costura

Um atelier de costura ou ateliê, como é comum para os brasileiros, é aquele espacinho que você vai utilizar para desenhar roupas e costurá-las. Pode ser um quarto, uma área de serviço, um espaço em baixo da escada ou qualquer outro que você ache ideal. Claro que se você é costureira profissional, vai preferir um espaço diferenciado. O ambiente é você que escolhe, de acordo com suas necessidades. Para qualquer opção, existem duas formas de montar um ateliê. Acompanhe!

Atelier de Costura | Com registro ou sem?

Antes de criar o seu Atelier você deve escolher se vai se formalizar ou não. Isto é, analisar o que quer com o seu negócio. Quem se formaliza (normalmente costureiras profissionais) é chamado de empreendedor individual. Esta pessoa deve fazer um registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. A vantagem aqui é receber ajuda especializada e pagar impostos reduzidos, além de garantir empréstimos e aposentadoria (entre em contato com o Sebrae para mais informações). A outra opção é ser autônoma. Se você pretende costurar apenas para você, familiares e amigos, esta é a melhor dica. Você monta seu espaço em casa e trabalha quando desejar.

montar-um-atelier-de-costura

O que você vai precisar em um Atelier de Costura

Alguns itens básicos são necessários para quem pensa em organizar seu próprio espaço de costura. Inicialmente, você vai precisar de: uma máquina de costura (confira aqui os diferentes tipos), uma mesa de corte, uma banqueta, uma cadeira de escritório regulável, uma mesa reta para computador, telefone e outros objetos importantes para o seu trabalho. Uma luminária e cabides para pendurar moldes também são indispensáveis.

como-montar-um-atelier

Exemplo simples, e eficiente, de um Atelier próprio.

Você conhece o Corte de Ouro?

Impossível citar ateliê sem comentar um pouco sobre moldes de roupas. Você, que gosta de costurar ou tem interesse em aprender, já conhece o Corte de Ouro? O sistema permite desenvolver moldes incríveis com apenas duas medidas do corpo. Veja mais no vídeo a seguir.


Gostou? Se informe mais aqui!

9 comentários sobre “Atelier de Costura | Que tal montar o seu?

  1. costuro,gostaria de saber mais,comprando o curso de corte de ouro, estar muito caro gostaria de um bom desconto para obte-lo, desde ja agradeço.

  2. Ola gostaria de saber onde encontro os móveis necessarios para montar o atelie….como por exemplo a mesa para corte de tecido, de vc puder indicar sites ou lugares agradeço desde ja.

  3. GOSTARIA SABER QUAL PREÇO CORRETO DO MANUAL CORTE DE OURO + KIT, pois no site está a R$.399,90 e no comentário acima, vocês informam ao preço de R$.268,00 , por favor tirem dúvida, também preciso saber qual mais indicado p/ mim, pois não tenho nenhuma prática com costura, mas quero muito aprender, ok ?

    Agradeço resposta !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>